Vila Assis Cardoso

A proposta de intervenção para o local obedeceu a um estudo global da envolvente, e teve como ponto de partida a preocupação em propor uma construção que se adapta às características rústicas do local, não adulterar a imagem de toda a envolvente e das características do terreno.

Propôs-se um tipo de construção que, pelo programa de trabalho e dimensão do projecto, pudesse integrar-se totalmente no terreno sem criar grande impacto com o muro de alvenaria de pedra existente confinante com o Arruamento Público a nascente, dado o desnível existente com a frente construtiva do Lote.

A morfologia do terreno, também foi tida em linha de conta, tendo-se proposto respeitar grande parte das Cotas naturais do Terreno e o acesso existente, propondo criar uma ligeira subida da construção em relação ao terreno, para criação de caixa de arejamento inferior ao Pavimento da Moradia. Esta solução técnica irá ainda permitir integrar um Pátio Exterior de apoio à Piscina proposta e ainda o acesso à Área Social da Moradia.

Desta forma pretende-se que esta plataforma garanta um ambiente mais privado e diferente da área de jardim e vinha agrícola existente na envolvente mais próxima, e que de certa forma caracteriza o ambiente rural desta Quinta totalmente murada e que ajudaram a definir o Estudo da Moradia agora apresentado.

A intervenção passou ainda por estudar um programa de trabalho bastante extenso, que garantisse o aproveitamento máximo da área de construção e as excelentes vistas panorâmicas de Montanha, nomeadamente o Monte de São João de Arga e Monte de Sto. Antão, em Vilarelho. Foi ainda intenção, garantir ao máximo áreas ajardinadas e Equipamentos e Infra-estruturas Lúdicas de apoio Exterior, nomeadamente Piscina, Churrasqueira e Pérgolas Ajardinadas, que permita a utilização do Espaço Exterior da Habitação e a sua relação directa e permanente com os Espaços interiores da habitação.

Os espaços interiores da habitação são Espaços amplos e funcionais, estrategicamente posicionados e acompanhados por um Espaço de Jardim Exterior contido, que permitirá evitar o efeito de corredor dos acessos aos Quartos Privados e Espaços Sociais mais fechados, substituindo-os por luz e vistas sobre vegetação especifica a propor convenientemente.

Propôs-se um tipo de construção com formas simples e imagem forte e atractiva, em que o conforto e funcionalidade dos Espaços Interiores e sua relação e prolongamento com as infra-estruturas Exteriores fazem a diferença. A obra, depois de concluída deverá ser um exemplo para o local que, apesar da sua dimensão e imagem marcante não deverá colidir muito com a envolvente pelos materiais de acabamento nobres e de reduzida, ou quase nula, manutenção ao nível de exteriores que propõe.