Loteamento Ocean

Projetou-se um Conjunto Habitacional de Moradias Unifamiliares Isoladas, oferecendo-lhes várias soluções para opções de tipologias e áreas diferentes, distribuídas por dois arruamentos, público existente e arruamento interior privado, passeios, baías de estacionamento, áreas verdes privadas e públicas, um Espaço de Comércio e Apoio à Área de Lazer e Recreio do Complexo, e ainda um Parque Infantil Privado.

Este Espaço Infantil será destinado também ao apoio Lúdico e Recreativo das crianças e adultos, também acompanhado pelos Espaços Verdes Privados no interior do Complexo Habitacional, acessível por todos os Lotes e habitações.

A proposta de intervenção teve em linha de conta toda a envolvente, nomeadamente as vistas de mar e o aproveitamento do declive do terreno no sentido sul/poente, tentando ajustar e adaptar os vários volumes de construção à morfologia dos lotes, evitando dessa forma criar um grande impacto volumétrico.

Em termos de distribuição, privilegiaram-se as exposições sul/poente dos vários blocos de construção, sempre virados às vistas sobre o mar. Todo o conjunto será servido por Espaços Verdes e Áreas de Equipamentos Colectivos, que serão situadas no interior e exterior próximo do condomínio privado, conforme designado nas peças desenhadas.

Em termos de distribuição dos Arranjos Exteriores, reforçou-se ainda as acessibilidades através de passeios e arruamento interior com pouca pendente, conferindo-lhe uma utilização mais cómoda e segura. Ainda a este nível, o Complexo Habitacional dispõe ainda de uma caixa de escada exterior, estrategicamente implantada, totalmente enquadrada em todo o conjunto e em especial nos arranjos exteriores, que permitirá o acesso à Área Verde Comum Privada para manutenção e Arranjo Paisagístico na parte superior do Lote.

Em termos de equipamentos e infra-estruturas existentes, o local onde se situa a presente proposta de Operação Urbanística - Condomínio Privado, dispõe já de Rede de Abastecimento de Água, Rede Eléctrica, e ainda Rede de Saneamento. O local dispõe ainda, de Vias de Comunicação e Transportes colectivos urbanos que lhe permitem fácil acesso ao centro da freguesia e às freguesias mais próximas, assim como a Caminha.

Propõe-se espaços ajardinados ou relvados nas áreas definidas, nas peças desenhadas anexas, ao nível das áreas de utilização pública privada no interior do Complexo Habitacional, a norte e sul do lote. Prevê-se ainda um Espaço de Verde Público Privado em zona destinada ao Parque Infantil. Todos estes Espaços de Verde Público Privado/Responsabilidade deverão ser tratados e considerada a sua manutenção por parte de uma gestão privada do condomínio ou por entidade privada contratada pelos seus condóminos.