A proposta de intervenção para o local obedeceu a um Estudo global da envolvente, e teve como ponto de partida a preocupação em tentar intervir só na área de terreno disponível para construção, Área H3, evitando dessa forma ultrapassar índices de construção, sobreposição de pisos acima do admissível, R/C+1, garantir os afastamentos mínimos admissíveis face aos terrenos vizinhos para abertura de vãos de janelas e portas em áreas habitáveis, e acima de tudo tentar não adulterar a imagem da morfologia do terreno face ao Arruamento Público.
Ainda a este nível, a morfologia do terreno mereceu a importância maior pelo que o terreno é todo ele bastante desnivelado, o que permitiu trabalhar o Programa da “Casa Moles” em três níveis, desnivelados entre eles em cerca de 3,00m, encontrando-se o Piso Térreo, R/C, a uma Cota ligeiramente acima do Arruamento Publico, respeitando as cotas do Arruamento existente e das construções no prolongamento visual de outras faixas de terreno adjacentes.
Assim sendo, propõe-se respeitar na íntegra as Cotas naturais do Terreno na parte superior do mesmo, propondo-se criar cortes periféricos no terreno para implantação da Cave, na cota mais baixa, o Rés-do-Chão da Casa próximo da cota de acesso ao Arruamento Público, e um terceiro corte numa cota superior coincidente Piso 1 e com as cotas naturais do terreno original na parte superior deste.
Desta forma, consegue-se garantir um aproveitamento maior do terreno, assim como maior área de logradouro destinado a jardim e áreas permeáveis, permitindo o máximo de áreas ajardinadas e Equipamentos e Infra-estruturas Lúdicas de apoio Exteriores.
A intervenção passou ainda por estudar um programa de trabalho, que garantisse o aproveitamento máximo da área de construção e as excelentes vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico, a Praia de Moledo e ainda a Ínsua.
Propôs-se um tipo de construção com imagem simples e atractiva, que permita ser confortável, e que propõe materiais de acabamento nobres e de reduzida ou quase nula manutenção ao nível de exteriores.
Quanto aos espaços interiores, projectaram-se Espaços Interiores amplos e funcionais, evitando corredores e espaços sociais fechados, substituindo-os por luz e vistas.