A proposta de loteamento propõe uma intervenção ponderada capaz de libertar espaços entre os lotes e as construções, garantindo desde logo a sua funcionalidade e privacidade nas futuras construções a propor, não deixando de lado a preocupação em criar uma melhoria das infra-estruturas públicas existentes e outras necessárias à melhoria das condições de utilização dos lotes e do local envolvente. Este loteamento deverá ser entendido como um todo, propondo-se o respeito e cumprimento efectivo das volumetrias, alinhamentos e imagem estética conjunta das moradias a construir, num futuro quase imediato.
Assim, propôs-se a criação de algumas infra-estruturas de apoio e a melhoria de outras já existentes próximo do loteamento, nomeadamente passeios com largura de 1.50m, baías de estacionamento com largura mínima de 2.25m por 5.00m de comprimento. Este alargamento do caminho público permitirá garantir uma melhoria das acessibilidades e ligação deste com outras redes viárias de importância significante na freguesia, assegurando também uma melhoria das condições de escoamento de águas pluviais, saneamento e água potável a esta zona da freguesia. A proposta permitirá ainda criar alguns espaços verdes públicos e local apropriado para Recolha de Resíduos Sólidos e Urbanos (RSU), criando uma frente urbana que possibilitará colmatar algumas necessidades de um espaço com idênticas características inexistentes em toda a envolvente.
Em termos de projecto e de linguagem arquitectónica pretende-se tirar proveito das condições morfológicas do terreno, com alguma pendente no sentido do arruamento, evitando dessa forma grandes movimentações de terras que pudessem por em causa a própria imagem estética e de enquadramento do local de intervenção. A este nível foram definidas cotas de soleira das futuras construções, procurando uma maior aproximação e tentando acompanhar a inclinação natural do terreno existente e do arruamento público que serve de frente construtiva de toda a intervenção. Assim propõe-se cotas de nível distintas para cada construção e lote, tendo sempre em linha de conta as cotas intermédias da frente de cada lote e do arruamento público, e a preocupação constante em não criar grandes movimentações de terras, desaterros que alterem a imagem natural do local e da envolvente.