A proposta de intervenção obedeceu a um Estudo Global da envolvente, e teve como ponto de partida a preocupação em tentar não adulterar a cércea envolvente, assim como obrigou a manter os alinhamentos dos muros limítrofes sem alterar significativamente a imagem do muro de alvenaria de tijolo existente confinante paralelamente com o Arruamento Público, também frente construtiva do Lote, por questões de alinhamento com o muro confinante e adjacente.
A morfologia do terreno, também foi tida em linha de conta.
A intervenção passou por estudar um programa de trabalho, que garantisse o aproveitamento máximo da área de construção, e prolongasse os espaços interiores da Casa para as excelentes áreas exteriores de Logradouro, que se irão criar no exterior do Lote.
Quanto aos espaços interiores, projectaram-se Espaços Interiores amplos e funcionais, com Galerias de circulação abertos para o exterior, evitando-se dessa forma o efeito de corredores fechados, substituindo-os por luz e vistas para o Logradouro ajardinado.
Foi ainda intenção, garantir ao máximo áreas ajardinadas e Equipamentos e Infra-estruturas Lúdicas de apoio Exteriores.
Propôs-se um tipo de construção com imagem simples e atractiva, que permita ser confortável, e que propõe materiais de acabamento nobres e de reduzida ou quase nula manutenção ao nível de exteriores.
O edifício prevê duas zonas habitáveis distintas, apesar de interligadas no R/Chão, que comporta todo o Espaço Social da habitação, composto de Hall de Entrada, Escritório, Sala, Cozinha com Engomaria e Despensa, uma Instalação Sanitária de Apoio, e toda a zona privada dos Quartos.
A zona mais privada da Casa, projecta-se para o Volume de Construção mais a nascente, onde se distribuem os 4 Quartos da Casa, a Instalação Sanitária Comum, uma área de Arrumos/Vestiário e Instalação Sanitária privada no Quarto Principal da Casa.
Ao nível dos Exteriores, toda a intervenção passou por tentar tirar partido da frente do Arruamento Público e das vistas para o interior do Lote, originando uma composição arquitectónica muito simples e cuidada, com aberturas de vãos e terraços que ajudam à distinção desta intervenção.
Os alçados, pela sua forma e recuo de alguns Planos e pela utilização de acabamentos diferenciados que lhe concedem contraste, acaba por visualmente criar um jogo de volumes e formas, que permitirá o enquadramento desejável de quem percorre o Arruamento Público confinante com o lote de intervenção.
Destaca-se ainda nesta intervenção, a utilização das Palas/Alpendres em betão areado e pintado, que permitirá proteger da exposição e entrada da habitação, compondo esteticamente os panos de fachada propostos, com integração de grandes vãos em vidro.